Sobre a raça Shiba-Inu
Adoráveis e cativantes logo à primeira vista, não há quem consiga olhar para aquela carinha alegre e sorridente sem se apaixonar!
Além do seu aspecto exótico, que mais se assemelha a uma simpática raposinha, são silenciosos (quase nunca não latem), não exalam aquele cheiro típico de cachorro, não necessitam de tosas e nem de banhos frequentes.
Sua independencia e hábitos de limpeza os tornam cães ideais, tanto para companhia quanto para alerta e possuem ainda as seguintes características:
- Se adaptam bem a espaços pequenos, haja vista que a maioria da população japonesa, não dispõe de residências amplas, contudo não abrem mão de um Shiba-Inu em seu lar, pois como diz a lenda, trazem sorte e harmonia ao ambiente.
- São extremamente leais e afetuosos, porém com uma personalidade independente, que faz com que não exijam atenção excessiva dos seus tutores.
- A raça foi eleita "Patrimônio Cultural" no Japão, seu país de origem, detendo também a honra de ter sido nomeada "Monumento Natural Vivo" e "Tesouro Nacional" naquele país.
- Estão classificados como cães de pequeno porte e é a menor dentre todas as raças nativas do Japão, atingindo a fêmea entre 8 a 10 kg e o macho, entre 10 a 12 kg em média.